sábado, 5 de março de 2011

Retiro Espiritual


Hoje os jovens estão indo para um retiro espiritual. Uma prática comum nos períodos de carnavam em várias denominações e congregações. Uma forma encontrada pelas lideranças de tirar o fico dos jovens das demasiadas opções que surgem no período de carnaval onde muitos jovens acabam sendo tentados a dar uma esperimentada e muitas vezes não seguram a onda e findam envolvidos por práticas que não a gradam a Deus.
A grande questão é que o retiro não é para todos, até pelo fato de se tornar inviável de uma forma ou de outra para toda a congregação. Em função disso, surge a dúvida. E quem não for...? As propagandas do retiro dizem que vai perder. Como posso me retirar espiritualmente sem ir para o retiro? Não fui para o retiro porque estava liso, liso fico em casa, em casa liso só tem TV e aberta, aí só tem carnaval e BBB, e agora??
Agora talvez seja a hora de começarmos a pensar mais no dia a dia de nossos jovens que estão cada vez mais envolvidos com todos os tipos de assédio do mundo a custo quase 0800 promovendo uma concorrência desleal com as programações de nossas igrejas. Os jóvens representam o futuro vivendo hoje. cabe a nós cuidarmno do nosso futuro assim como pagamos algum tipo de previdência privada pequenas parcelas durante muitos anos para garantir um futuro tranquilo. Nossa cultura nos ensinam a fazer grandes investimentos esporádicos que satisfazem nossa alma e nos justificam para a sociedade. Por isso vemos asfalto e pavimentação sem saneamento. Por isso vemos pessoas gastarem fortunas em cirurgias plásticas e morrerem de anorexia. Por isso vemos congressos anuais lotadíssimos e escolas bíblicas semanis sem assistência. Por isso vemos irmãos inchando e secando na mesma velocidade.
Seria bom se vivessemos em constante retiro, mesmo trabalhando, estudando. No mundo mas sem se contaminar. Fortalecidos pelo alimento diário da Palvra de Deus, meditando e buscando a vontade do Pai para cada dia. Preparados para, assim como Jesus após um retiro espiritual, enfrentar o inimigo e suas tentações sabendo usar as armas que dispomos, que não são carnais, mas espirituais e poderosas em Deus.
Um Proveitoso Retiro a todos (inclusive aos que não foram).

Miguel Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário